sexta-feira, 23 de julho de 2010

Framboesa


Classificação Científica


Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Rosaceae

Género: Rubus
                                                       
Espécie: R. idaeus

Nome binomial: Rubus idaeus



FAMÍLIA: Rosáceas

NOME CIENTÍFICO: Rubus idaeus

NOME POPULAR: Framboesa, framboeseira, frambueso (espanhol), raspberry (inglês)

A framboesa (Rubus idaeus) é frequentemente confundida com a amora (Morus sp). De aroma suave e adocicado, este fruto é utilizado para diversos fins, inclusive na indústria cosmética. Diferente da amora, a framboesa possui um fruto oco e, além disso, seu cultivo é mais delicado. É necessário que a planta seja submetida a pelo menos 700 horas por ano a temperatura inferior a 7 °C. A framboesa também se caracteriza por ser um pouco mais rasteira que a amora. Mesmo assim, não se recomenda a formação de parreiras, já que ela só produz nas extremidades do ramo. Deixá-la crescer no canteiro, desde que obedecidas as indicações de poda e desbaste, é a melhor solução para se obterem mais frutos. Outra recomendação importante para manter regular a produção é não deixar mais de 5 a 7 hastes por planta. Desse modo, conseguem-se frutos de maior tamanho.

PARTE USADA: Folhas e frutos



PRINCÍPIO ACTIVO: Nas folhas há ácido tânico, ácido láctico, ácido succínico e ácidos não saturados, e nos frutos há a pectina, glicose e ácidos de fruta. As sementes secas ao ar obtém-se 13,5% de um óleo pouco espesso e de cor verde amarelada. A fruta possui frutose. Vitaminas B1, B5 e C e sais minerais



PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS: Antiinflamatório bucal, antidiarréico, prisão de ventre, reumatismo, problemas intestinais



DESCRIÇÃO BOTÂNICA

A framboeseira é uma planta arbustiva, caule erecto, ramos armados de acúleos (acúleos – são espinhos facilmente destacáveis, semelhante aos da roseira), folhas compostas de 3 a 5 folíolos, flores brancas. Os ramos são conduzidos em suportes de arames, colocados a 0,60, 1,10 e 1,70 metro do solo, sistema esse conhecido como espaldeira.

Os frutos maduros são aromáticos, adocicados, comestíveis, de coloração rosa-vermelha ou, raramente, variedades com produção de frutos com cores brancas, amarelas ou roxas.

O que denominamos de fruto, é um agregado de 75 a 80 pequenos gomos, onde cada gomo constitui um fruto verdadeiro


Como cheira a framboesa ? Leia mais na página AROMAS FRUTADOS


exemplo: LES PLAISIRS NATURE - Framboesa biológica

é uma excelente gama de produtos para o corpo da marca Yves Rocher.

(Fontes: Fitomedicinapopular.blog / Wikipedia)

Sem comentários:

Enviar um comentário