sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CALENDULA

CALENDULA OFFICINALIS
Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Asterales

Família: Asteraceae

Género: Calendula





A flor da Calendula caracteriza-se por cores alegres e perfume suave e envolvente.


Pertencente à mesma família das margaridas - Asteraceae Compositae -, a calêndula (Calendula officinalis) é originária da Europa Meridional e relaciona-se intimamente com o sol. Curiosamente, esta flor abre as pétalas assim que o sol nasce e fecha-as na hora em que ele se põe. Aliás, seu nome é derivado de uma palavra latina - Calendae - que significa "primeiro dia de cada mês", de onde se derivou também a palavra calendário (que, como se sabe, é baseado no ciclo solar).


Muito utilizada na indústria famacêutica, mas é sobretudo no fabrico de cosméticos que a calêndulatem maior aplicação: os diversos princípios activos da planta são responsáveis pelos resultados eficientes no tratamento de pele e cabelos.
A calendulina, por exemplo, um pigmento que dá a cor alaranjada às pétalas, presente em boas doses nas flores, juntamente com a resina e a mucilagem, são responsáveis pelos poderes regeneradores e cicatrizantes. Outros princípios engordam a lista de propriedades da calêndula, amplamente usada na composição de champôs, loções, sabonetes e cremes. Aliás, ela é uma das bases mais utilizadas na fabricação de produtos indicados para cabelos oleosos, peles com cravos e espinhas e em cremes regeneradores.

Um excelente exemplo de cuidado regenerador para o rosto à base de extracto de Calendula (de agricultura biológica) é o Creme PURE CALENDULA da Yves Rocher - que, para além de ser bom, também é bastante acessível.

Sem comentários:

Enviar um comentário