terça-feira, 3 de agosto de 2010

Cacau


Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Malvales

Família: Malvaceae

Subfamília: Sterculioideae

Género: Theobroma

Espécie: T. cacao

A árvore que dá origem ao fruto chamado cacau, de nome científico Theobroma cacao, popularmente chamado de cacaueiro, cacau, árvore-da-vida, é recentemente considerado da família Malvaceae, e originário da América Central e Brasil. Pode atingir até 6 m de altura.



É do cacau que se faz o chocolate através da moagem das suas amêndoas secas e moídas em processo industrial ou caseiro.

Propriedades e uso cosmético do Cacau e do seu derivado, o Chocolate

Composto: Polifenóis, talvez a maior fonte destes antioxidantes encontrada na natureza.

Aplicação: Loções e géis de uso facial/corporal para tratamento da pele.

Efeitos na pele e/ou cabelos: Anti-rugas e potente antioxidante que pode ser usado tanto em loções como em forma de máscaras. Deixa a pele mais corada, pois aumenta a circulação estimulando todo o seu metabolismo.

A cosmética Gourmet é uma tendência mundial que associa a idéia de prazer e nutrição dos alimentos aos seus benefícios para cuidar a pele:

Hidratação - A manteiga de cacau pode ser usada em hidratantes corporais, protectores labiais e em produtos para o cabelo. A reposição lipídica proporciona maciez ao cabelo (deve ser evitada para pessoas com pele muito oleosa, caso esteja presente em alta concentração na fórmula).

Emagrecimento - Preparados feitos a partir da extração a base de xantinas cuja actividade lipolítica é reconhecida, para tratamento de gorduras localizadas (coxas, abdômen, glúteos, braços). Eles agem na activação da degradação das triglicérides, que são transformados em ácidos graxos e glicerol, que funcionam como combustível para outros tecidos.

Anti-envelhecimento - Feitos com o produto do processo à base de polifenóis são óptimos para combater os radicais-livres e são indicados para cremes faciais e produtos corporais para SPAs.

Anti-stress - O aroma de chocolate exalado nos diversos cosméticos desencadeia no cérebro uma sensação de prazer e bem-estar.

AVISO: o chocolate comum não é adequado para o uso directo na pele pela aplicabilidade (precisa ser fundido para uso), e, principalmente, porque as propriedades dermatológicas ficam comprometidas por não possuir na sua composição a substância activa essêncial.

No mercado existem alguns produtos bons e acessíveis que poderá usar sem risco no dia-a-dia, por exemplo o

CREME DUCHE/BANHO 'Amêndoas de Cacau de África'
(Ideal para ELE, se aprecia aromas intensos : sinta-se no Continente Africano sem sair de casa!)

da gama JARDINS DU MONDE (Jardins do Mundo), da YVES ROCHER.
(Fonte: Wikipédia / blog Guia da Mulher.br)

Sem comentários:

Enviar um comentário